Escolha uma Página

Na hora de viajar com a família, o mais importante é chegar ao destino e voltar para casa em segurança. Para isso, um dos fatores básicos e mais importantes é ter o carro com a revisão completa e os itens de segurança checados. Abaixo, te daremos dicas desde como iniciar o processo do planejamento da sua viagem até o check-up das peças principais.

Planeje sua viagem com antecedência! Vai te poupar tempo e paciência.

Quando se trata de viagens longas, é melhor optar por estradas que são mais conservadas. Pesquisando antes sobre o estado em que elas se encontram pode te livrar de muito estresse no caminho e evitar danos ao seu carro.

Se as estradas ruins forem algo inevitável, o mais aconselhável é fazer a viagem enquanto for dia, pois caso aconteça algum imprevisto, o período do dia vai te ajudar  manter a calma e resolver o problema de uma maneira mais sensata.

Converse com conhecidos que já fizeram o mesmo trajeto, pesquise sobre o estado das estradas na Internet, programe um mapa com possíveis rotas alternativas e faça uma viagem tranquila!

Documentação em dia, consciência tranquila

Chegou a hora de viajar. Tudo no jeito, todos empolgados e no meio do caminho, uma blitz e você sem carteira! Nem precisamos te contar o que vai acontecer, né? Para evitar este tipo de dor de cabeça, antes da sua viagem, confira toda a documentação do carro e a sua também. A validade dos documentos do carro, a data de renovação da carteira de motorista e o CRLV são os principais itens que os motoristas costumam esquecer.

Com as nossas dicas, você vai fazer uma viagem tranquila e dentro da lei!

RODAS

Elas são os “sapatos” do carro e necessitam uma atenção específica, já que são elas que irão “cansar” mais durante o trajeto.

Quando for levar o carro para fazer a revisão, procure por amassados. São eles que deixam um pneu com a pressão mais baixa que a dos outros, fazendo com que aconteça a fuga de ar. Já em rodas de liga, atente-se a possíveis quebras e trincas.

PNEUS

Muitas vezes nós não damos a atenção que ele merece, mas acredite, o estepe pode te poupar muito estresse. Além de ser um item obrigatório de acordo com o Código Nacional de Trânsito, se ele se encontrar em boas condições, vai te salvar de muita enrascada.

Além do estepe, a calibragem e pressão, a condição dos pneus e o alinhamento e balanceamento, são outros itens básicos de segurança que são necessários e de extrema importância.

Para não correr nenhum risco na estrada, leve seu carro para fazer a revisão no seu mecânico de confiança.

ALINHAMENTO DA SUSPENSÃO E BALANCEAMENTO DAS RODAS

Nas revisões de final de ano elas são as campeãs do esquecimento. E é nos momentos de velocidades altas que os imprevistos acontecem. Se uma roda estiver com o balanceamento incorreto, você vai perceber vibrações no volante. Se a direção estiver desalinhada, o carro vai puxar para um dos lados.

Muitas vezes a gente só percebe estes problemas quando já estamos no caminho da nossa viagem de final de ano, mas, por que passar por isto sendo que a solução está apenas em levar o carro para a revisão?

BARULHOS NA SUSPENSÃO

Pequenos barulhinhos que aparecem quando o carro está em movimento podem indicar problemas não tão pequenos assim. Faça a experiência: desligue o som e qualquer outra coisa que te impeça de escutar o barulho do seu próprio carro e coloque ele em movimento. Rangidos, batidas secas ou ruídos que pareçam com algo frouxo devem ser imediatamente checados em uma oficina autorizada.

TRIÂNGULO, MACACO, CHAVE DE RODA E DEMAIS ITENS DE SEGURANÇA

A gente sabe que muitas vezes estes três primeiros itens ficam abandonados dentro do carro por anos! Mas a sua viagem de final de ano está aí e como já falamos antes, não queremos te ver passando nenhum perrengue, não é mesmo?!

Corra já para uma mecânica para conferir o funcionamento dos itens, afinal, em quê um triângulo com a haste de apoio quebrada vai te ajudar?

O extintor de incêndio, cintos de segurança também são itens de extrema importância, afinal, se eles não estiverem em ordem e você for parado pela Polícia Federal, os problemas serão grandes.

Para quem tem bebê ou criança, nada de ficarem soltas no banco ou no colo!! As cadeiras de bebê são itens obrigatórios e de extrema importância para a segurança de todos no carro.

BATERIA

Já conferiu o indicador de vida útil das baterias, a limpeza dos cabos e a checagem do alternador? São dicas valiosas que você também pode conferir nas revisões de final de ano. Com todos os itens em perfeito estado de funcionamento, ninguém aqui vai ficar na mão.

EMBREAGEM

Se você notar que a embreagem está pesada ou o carro está trepidando, faça já uma visita ao seu mecânico. Na revisão irá ser detectado o desgaste das peças da embreagem, o nível do óleo da caixa de câmbio e se existe vazamento entre a caixa e o motor.

FILTRO DE AR

A quantidade de poeira absorvida e acumulada pelo filtro, vai interferir diretamente no consumo de combustível do carro. Parece algo extremista, mas é a realidade. Quando o filtro acumula bastante sujeira, o  propulsor faz mais força do que o necessário, fazendo com que o consumo de combustível seja muito mais elevado. Sem contar que o carro vai perder força quando for retomar a velocidade. Desnecessário passar por isso, não é mesmo?

FLUIDOS

Não é só você e sua família que precisam de água para aguentar horas na estrada. Seu automóvel necessita do mesmo cuidado! Quando você pega estradas, o esforço do motor é bem maior do que na cidade, portanto, na revisão de fim de ano, é imprescindível que aconteça o check up do nível, a validade e os respectivos filtros dos fluidos. Também é importante checar a presença de vazamentos como: líquido de arrefecimento, óleo do motor e transmissão, fluido de freio, direção hidráulica e embreagem e o nível do combustível do reservatório de partida a frio (para carros flex).

HIGIENIZAÇÃO DO AR-CONDICIONADO

Quem é que quer ficar passando o calor que o verão brasileiro proporciona, dentro de um carro enfrentando horas de estrada? É para isso que recorremos ao nosso querido ar-condicionado! Mas para obter um ventinho gelado e que não seja prejudicial à nossa saúde, devemos ficar atentos em como mantê-lo limpo e devidamente higienizado.

Para eliminar fungos, bactérias e outras impurezas que são adquiridas ao longo do uso, a manutenção deve ser feita nos filtros, pois é ali que a sujeira é acumulada.

Outra dica importante é que a limpeza seja feita nos meses mais frios do ano, para que o sistema esteja em bom uso no verão.

SISTEMA DE LIMPEZA DOS VIDROS

Nós sabemos que pode parecer algo óbvio, mas vale o lembrete: confira tudo que possa atrapalhar a sua visão da estrada! Os limpadores e desembaçadores devem estar em perfeito estado de funcionamento assim como o nível do reservatório de limpeza e o estado das palhetas devidamente checados.

Quando chegar o dia de sua viagem, limpe bem os vidros e tire toda sujeira por menor que pareça ser, pois elas refletem luz e dificultam a visão. Se seu carrot em ar-condicionado, é melhor se prevenir com um paninho de algodão e um spray antiembaçante. Você vai ver a diferença que vai fazer, principalmente se estiver chovendo no dia da viagem.

OUTROS ITENS

O sistema de ignição e injeção, molas e amortecedores, rolamentos de roda, pastilhas de freio, coifas e juntas homocinéticas e a correia dentada do motor são outros itens super importantes que também devem ser checados na revisão de fim de ano, mesmo que aparentemente estejam funcionando bem.

Estas são dicas extremamente valiosas que poderão de tirar de muitos problemas. Recomendamos que você leve seu companheiro de quatro rodas para a revisão a cada 10 mil quilômetros rodados ou de acordo com o tempo que consta no seu manual. 

Conheça a Armazém Autopeçasespecialista na melhor entrega de peças para carros importados.

Mas a revisão de final de ano, principalmente parhttps://www.armazemautopecas.com.br/a quem vai enfrentar horas de viagem, é super importante para evitar um estresse tanto para o motorista quanto para quem vai estar viajando junto com ele.

Siga as nossas dicas e não se esqueça que chegar ao destino em segurança vale muito mais do que chegar rápido. Tenham todos uma boa viagem!