Escolha uma Página

Dirigir pode ser tanto um prazer como uma atividade realmente desafiadora, se motoristas muito experientes podem encontrar dificuldades para conduzir o carro tanto em boas estradas quanto em quando enfrentam adversidades, os novos sofrem mais ainda.

Dentre as várias situações que qualquer motorista pode passar, a aquaplanagem é uma das mais perigosas e, nessa hora, mesmo motoristas com mais experiencia encontram dificuldades em controlar o veículo.

O que você encontrará neste post:

O que é aquaplanagem

A aquaplanagem é, basicamente, quando um carro passa pelo asfalto encharcado e perde o contato entre os pneus e o asfalto, deslizando na pista. Esta camada de água faz com que o motorista perca todo o controle do veículo.

O movimento do pneu em uma poça de água faz com que uma onda seja criada a sua frente, se esse pneu estiver em bom estado, assim como o funcionamento geral do carro, a banda de rodagem irá romper essa onda devido à compressão sofrida.

Quando esse rompimento não ocorre, o pneu não tem força o suficiente para empurra a onda e, consequentemente, perderá o contato com o solo.

Porém o estado dos pneus e do carro não são os únicos causadores da aquaplanagem, a alta velocidade, assim como a frenagem vão colaborar para a falta de atrito dos pneus com o asfalto e, consequentemente a derrapagem dele na pista.

Evitando a aquaplanagem

Esse fenômeno pode ocorrer mesmo se o carro estiver em dia e em baixa velocidade, porém é importante que você saiba quais são os pontos que ajudam o seu veículo a passar por essa situação, que pode acabar em um grave acidente.

#1 Pneus calibrados: os seus pneus devem estar calibrados sempre com as especificações do fabricante. Um pneu cerca de 30% mais murcho aumenta o risco da aquaplanagem.

#2 Diminua a velocidade antes da poça: uma coisa é certa, se você estiver em alta velocidade e
sofrer uma aquaplanagem, o seu carro certamente irá derrapar e colidir com alguma barreira, ou mesmo outros veículos. Diminua a velocidade, especialmente em dias chuvosos.

#3 Cuidado com o “pneu careca”: fique de olho no estado dos seus pneus, quando gastos eles perdem a capacidade de drenagem da água, derrapando mais facilmente.

#4 NUNCA use o freio: passou por uma poça de água e sentiu seu veículo desestabilizar? Mantenha a direção firme e, se necessário, acelere suavemente. Jamais use o freio nessa situações, ele fará com que o veículo se desestabilize e rode na pista.

A direção não é brincadeira, manter uma boa prática na estrada, assim como a manutenção do seu veículo em dia, é de extrema importância tanto para a sua própria segurança como para a segurança de todos no trânsito.