Escolha uma Página

Que os pneus são itens indispensáveis para um veículo todo mundo sabe, mas pouca gente sabe que eles também são responsáveis diretamente pela segurança e que também influenciam na economia de combustível.

Quem já trocou o pneu de um carro pelo menos uma vez sabe que este é um reparo que pode sair bem caro, por isso é preciso se preocupar em manter os pneus com o maior tempo de vida possível.

Você pode ter um pneu com 60.000km rodados e em bom estado de conservação, assim como é possível ter que trocar os quatro pneus antes de atingir os 30.000km.

Tudo depende do cuidado que você tem com estes itens e o seu comportamento no volante. Aprenda neste artigo algumas dicas para fazer o pneu durar mais tempo e economizar uma boa grana.

Como fazer o pneu do carro durar mais tempo – 9 dicas fundamentais

1- Não descuide da calibragem dos pneus

Uma das principais maneiras de fazer o pneu do carro durar mais é criando o hábito de sempre verificar a pressão dos pneus quando for abastecer o veículo ou fazer isso uma vez por semana. A falta de pressão adequada faz o carro consumir mais gasolina e desgasta o pneu de forma mais rápida.

Estima-se que um pneu que esteja a cerca de 10% abaixo da calibragem indicada tem uma vida útil 5% menor. O tempo de vida útil cai para 16% se a calibragem estiver 20% abaixo do que deveria. Quanto mais murcho o pneu, mais rápido ele vai se desgastar e mais rápido vai ser preciso realizar a troca.

Porém, a calibragem vai além de simplesmente deixar o pneu “durinho”. É necessário checar no manual do proprietário qual a calibragem recomendada pelo fabricante. Nestes casos, o manual é sempre a lei.

Alternativamente, os fabricantes também informam a calibragem no batente da porta ou dentro do tanque de combustível. Alguns fabricantes de pneus também colocam essa informação no próprio pneu, basta procurar atentamente para encontrar a informação.

Vale lembrar que encher o pneu demais desgasta da mesma forma que andar com um pneu murcho. Ou seja, sempre siga o que é o recomendado pelo fabricante.

Dias quentes e frios também podem alterar a pressão dos pneus, já que o calor e o frio mudam as propriedades das moléculas do ar. Por isso faça uma calibragem sempre que a temperatura mudar drasticamente.

2- Respeite a capacidade máxima de carga do veículo,

Respeitar a capacidade máxima de carga do veículo não é apenas um jeito de fazer o pneu durar mais, mas também protege diversas outras peças de desgastes ou até mesmo de quebrar.

A informação de peso máximo do veículo também fica no manual ou até mesmo em alto relevo no pneu. Sem contar que não excedendo o limite de carga, você também evita multas.

3- Faça o alinhamento das rodas

Alguma vez você já sentiu o carro puxar para um lado, principalmente ao soltar o volante? Esse é o principal sintoma da falta de alinhamento. Além do aumento no consumo de combustível, esse problema prejudica bastante a suspensão e acaba com os pneus.

Você pode aprender muito mais sobre o alinhamento, também conhecido como Geometria, no nosso artigo sobre o assunto.

4- Realize o rodízio de acordo com as recomendações do fabricante

O rodízio é a ação de trocar os pneus da frente pelos de trás. Isso é necessário, pois na maioria dos casos os pneus da frente desgastam até 3 vezes mais rápido do que os traseiros.

Como a maioria dos modelos têm o motor na frente e a tração é dianteira, os pneus traseiros são poupados de muito esforço.

A ideia do rodízio é fazer com que os pneus gastem de forma igual e durem por mais tempo. A recomendação de forma geral é fazer isso a cada 10.000 km rodados, mas o melhor é consultar o manual para saber o momento certo de fazer a troca.

5- O balanceamento precisa estar em dia

Assim como o alinhamento, o balanceamento é importantíssimo para fazer o pneu do carro durar mais tempo. Esse é um problema recorrente que é consertado com peças de chumbo colocadas na roda para balancear a distribuição de peso.

O balanceamento vai garantir uma vida útil mais duradoura para o pneu e para outros componentes do carro, além de deixar a direção mais tranquila e segura.

6- Não use pneus de desenhos diferentes no mesmo eixo

Atualmente os pneus possuem diferentes desenhos que trazem diferentes benefícios para a direção. Porém, ao colocar pneus diferentes no mesmo eixo, os benefícios são anulados. Não apenas isso, mas é possível que os pneus desgastem de forma irregular.

Por terem aderências diferentes, um lado vai ficar mais prejudicado que o outro e eventualmente todos os pneus serão comprometidos.

7- Mantenha as medidas originais dos pneus e rodas

Algumas pessoas podem achar bonito rodas maiores ou menores em um veículo. Mas vale lembrar que todas as dimensões de fábrica são elaboradas para que as peças funcionem de forma perfeita.

Alterar essas medidas pode comprometer o gasto do pneu e até mesmo atrapalhar a direção em casos mais extremos.

Se você quer fazer o pneu do carro durar mais, mantenha o mesmo tamanho de pneu que veio de fábrica.

8- Cuide também das válvulas de segurança

A válvula de segurança, também chamada de bico do pneu, é importante para garantir o tempo de vida útil prolongado do pneu. Até mesmo a falta da tampinha do bico já é o suficiente para trazer problemas para os pneus.

Através das válvulas, o ar do pneu pode vazar e a pressão acaba diminuindo, gerando todos aqueles problemas que listamos no primeiro item.

9- Dirija sem exageros

Acelerações e frenagens bruscas são algumas das atitudes que mais prejudicam o tempo de vida útil de um pneu. O excesso de velocidade também está ligado com o desgaste maior de muitas peças.

Procure sempre andar dentro dos limites estabelecidos para a via e com bastante atenção para evitar frenagens repentinas.

Essas são as principais dicas para fazer o pneu do carro durar mais tempo! Gostou? Ficou alguma dúvida? Fale para a gente nos comentários.