Escolha uma Página

A Lifan apresenta seu carro chefe aqui no Brasil, estamos falando do Lifan X60 2018, um crossover compacto que conta com muito espaço interno e os já conhecidos acessórios de fábrica. O modelo Talent pode ser encontrado por R$ 67.514; já o VIP, que conta com teto solar e transmissão CTV está na casa dos R$ 77.623.

Resenha do modelo

Com peças fabricadas na China e na Rússia e montagem no Uruguai, o modelo passou por uma pequena repaginada no visual externo, mas nada muito drástico, contando com linhas mais modernas e uma frente renovada com barras cromadas e duas entradas de ar, inferior e superior. Seu para-choque conta com LEDs diurnos, um protetor central destacado e faróis de neblina circulares.

A suspensão é elevada e com um bom espaço livre do solo, enroscadas especialmente em terrenos mais acidentados não serão um problema, uma ótima vantagem para as estradas brasileiras. O para-choque traseiro tem falsas saídas de escape e um protetor central.

Na parte técnica ele ganha algumas especificações que melhoram seu desempenho. O modelo tem freios à disco nas quatro rodas com ABS e EBD; mas sua maior diferença está na hora da troca de marchas no câmbio CVT com simulação de seis marchas, o que permite menos enroscadas e mais praticidade, mas é claro que você vai pagar um pouco a mais por isso no caso do CVT, disponível apenas no modelo VIP.

Ambos contam com os demais atributos como ar-condicionado manual, vidros elétricos nas quatro portas, trava central e retrovisores externos com controle elétrico.

As rodas de liga leve também ganham uma pequena mudança, agora com um visual mais esportivo; a versão VIP tem acabamento em preto e diamantado.

X60 VIP

  • Aro 18 polegadas
  • Pneus 225/55 R18

X60 Talent

  • Aro 17 polegadas
  • Pneus 215/60 R17

Espiando o interior

O SUV conta ainda com acessórios de fábrica que o fazem se destacar na faixa de preço, que são alguns dos maiores atrativos tanto do X60 como o de outras marcas orientais que apostam aqui no mercado brasileiro:

  • Câmera de ré
  • Sensor de estacionamento
  • Limpador de vigia traseira
  • Teto solar elétrico (Modelo VIP)
  • ISOFIX
  • Trio elétrico
  • Multimídia digital c/bluetooth, entrada usb, conectividade com o sis Android e GPS

Por dentro o painel ganha uma cara nova, com um console redesenhado, porém mais minimalista se comparada a seus antecessores e concorrentes no mercado, essa pode ter sido uma aposta não muito boa da Lifan, dando um visual miúdo ao quadro completo.

Os bancos contam com o revestimento em couro sintético e costuras vermelhas. Um sensor de luminosidade e airbag duplo completam o interior. Porém em termos gerais ele não sofreu muita diferença nessa nova versão, talvez porque a Lifan já está trabalhando em seu sucessor, o X70, talvez perdendo o ar de inspiração do Toyota RAV4 que o X60 possui.

Já o banco do motorista conta apenas como ajuste de altura, o que pode atrapalhar pessoas mais altas as deixando grudadas no volante. Já os passageiros podem contar com assentos mais confortáveis e espaçosos.

 

O motor, o desempenho e o consumo do SUV

Esse aspecto não mudou de seus antecessores, mantendo o antigo motor LFB479B 1.8 de 128 cv a 6.000 rpm e 16,8 kgfm a 4.200 rpm; com câmbio manual de cinco marchas. O seu propulsor não é muito potente, permitindo 170 km/h no manual e 165 km/h no CVT.

Essa é uma escolha também questionável, uma vez que, mesmo compacto, um SUV é mais pesado do que um carro padrão e exige um motor mais robusto para garantir a potência, o resultado? Você vai sentir, ou melhor, ouvir o motor trabalhando para atingir velocidades maiores, mas ele pode servir bem ao cotidiano na cidade.

#1 Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final

  • Lifan X60 1.8 MT – 11,2 segundos e 170 km/h
  • Lifan X60 1.8 CVT – 13,0 segundos e 165 km/h

#2 Consumo
Na cidade

  • Lifan X60 1.8 MT – 8,7 km/litro na gasolina
  • Lifan X60 1.8 CVT – 8,6 km/litro na gasolina

Na Estrada

  • Lifan X60 1.8 MT – 11,3 km/litro na gasolina
  • Lifan X60 1.8 CVT – 11,1 km/litro na gasolina

 

Manutenção e Revisão

A Lifan não costuma divulgar seus preços de revisão e manutenção e nem quais itens estão inclusos e quais ficam de fora. A empresa apenas indica para as revendedoras mais próximas. A dica é fazer uma boa pesquisa via telefone e e-mail antes de fechar sua revisão pois haverá uma diferença de preços entre elas.

 

O que achamos

Mesmo com o aumento de preços o X60 2018 pode ser uma boa opção dependendo do seu critério na hora de escolher um SUV. Se o que procura for um motor potente que pegue firme na estrada, sem muitos barulhos, esse pode não ser a opção certa para você.

Já para motoristas tranquilos na estrada, com um pé mais leve e que não se incomodem com seu barulho característico na aceleração, e/ou que usem o transporte dentro da cidade, o X60 pode ter um ótimo custo-benefício em termos de acessórios, desempenho e espaço interno.

 

VIP vs Talent

O modelo VIP tem todas as especificações do Talent com o adicional da transmissão CVT, com simulação de seis marchas, trocas manuais na alavanca, aro 18 e teto solar. Em especial, o teto solar e a transmissão explicam a diferença de mais de 10 mil reais entre um modelo e outro.

Se vai valer a pena o adicional? Isso quem decide é você.

E aí, quais são suas percepções da Lifan e do X60 2018, já andou em algum dos modelos? A gente quer saber a sua opinião.