Escolha uma Página

Manter o funcionamento do carro sempre em dia através da revisão e manutenção é extremamente importante, porém isso exige muito mais do seu tato do que pode imaginar, é ele que vai saber identificar os sinais que o carro dá quando alguma coisa não está funcionando direito, ou quando é hora de trocar alguma peça.

Com os amortecedores do veículo isso não seria diferente. Quando se trata de veículos importados o cuidado deve ser redobrado justamente pela disponibilidade das peças, mesmo que hoje amortecedores para Ssangyong, Lifan e outros importados sejam mais facilmente encontrados devido ao e-commerce.

No post de hoje vamos mostrar como você pode identificar os sinais de desgaste nos amortecedores do seu importado, confere só.

O que são os amortecedores de um carro?

Os amortecedores são as peças responsáveis pela absorção de impactos sofridos pelo veículo, assim como fazem a interseção com as suspensões do mesmo. São eles que permitem que o veículo rode de forma confortável e segura em altas velocidades.

Além disso eles também são responsáveis pela:

  • Diminuição da distância da frenagem
  • Conservação dos pneus
  • Sustentação do alinhamento das rodas
  • Maior controle sobre a movimentação do carro
  • Maior tempo útil da suspensão

De quanto em quanto tempo devo trocá-los?

O tempo de revisão médio dos amortecedores é de 30 mil a 40 mil quilômetros rodados, porém assim como muitas das peças elas não tem uma quilometragem certa para a troca, e vai depender de como o automóvel foi utilizado e do impacto sofrido.

Na hora da troca das peças, tanto dos amortecedores traseiros quanto dos amortecedores dianteiros é importante trocar sempre os pares, mesmo que apenas um esteja danificado; fazemos isso para que a suspensão continue em harmonia: um amortecedor novo com um usado, mesmo em boas condições, vai desgastar mais facilmente, gerando um ciclo de trocas que vai pesar no seu bolso.

Quais sinais os amortecedores dão quando estão gastos?

O papel dessas peças é tão fundamental que você vai perceber tranquilamente quando eles estiverem gastos, quebrados ou com algum outro problema. São eles que garantem a máxima aderência do pneu ao solo, absorvendo e nivelando as oscilações de buracos e terrenos irregulares.

Veja só alguns dos sinais de que está na hora de trocá-los:

  • O veículo balança muito
  • O carro passa mais “seco” por lombadas e buracos
  • Existe oscilação na carroceria quando o carro está em linha reta
  • Um pneu começa a desgastar muito mais do que outro
  • Barulho forte vindo das rodas
  • Sinais de oleo em cima do pneu
  • Náuseas ao dirigir

Como aumentar a vida útil dos amortecedores?

Muitos fatores ajudam a desgastar os amortecedores do seu veículo, e eles variam da velocidade até as condições da estrada e os próprios amortecedores utilizados, olha só algumas dicas para aumentar o tempo de vida útil dos seus:

  • Diminua a velocidade em estradas com buracos
  • Escolher estradas pavimentadas e evitar as em mau estado e/ou de terra
  • Não rebaixar, ou aumentar, a suspensão do veículo, isso altera o impacto nos amortecedores
  • Fazer as revisões periódicas de 10 mil quilômetros (outras peças danificadas desgastam os amortecedores)
  • Utilize somente peças originais, nada de usadas, recondicionadas, etc
  • Na hora de trocar um amortecedor aproveite e troque os pares para a harmonia da suspensão

Meu carro é importado, onde posso conseguir os amortecedores para a troca?

Um dos pontos principais para a garantia do bom funcionamento de seu veículo na hora da troca de amortecedores é utilizar peças originais e, de jeito nenhum, recondicionadas, especialmente quando se trata de amortecedores. Anos atrás havia uma maior dificuldade em encontrar essas peças, mas hoje com a tecnologia digital o mundo está mais próximo.

Encontrar peças para seu carro importado, tais como amortecedores para o Ssangyong Korando, Ssangyong Rexton e até mesmo os amortecedores para o Lifan X60, assim como peças para os automóveis da Chery e Jac Motors, ficou muito mais fácil, o que facilita inclusive o comércio destes modelos e marcas dentro do mercado brasileiro.

Quando a hora de trocar de amortecedores, ou qualquer outra peça que o seu veículo precise, será muito mais fácil se o problema for identificado no início. Lembre-se sempre de prestar atenção aos sinais que o seu carro dá sobre o funcionamento de todas as peças. Notou algo estranho? Corra para uma mecânica autorizada.

Quer encontrar os amortecedores, assim como várias outras peças e acessórios para o seu importado? Venha olhar a nossa loja online!