Parachoque: qual sua função e a importância dele no seu veículo - Blog Armazem Autopeças
Escolha uma Página

Existem várias partes fundamentais dentro de um automóvel para garantir seu máximo desempenho e funcionamento. Porém existem peças que, por mais que não sejam exatamente necessárias para que um carro ande, ainda assim são extremamente importantes para a segurança do veículo, como é o caso do parachoque.

Como o próprio nome já sugere, essa peça serve essencialmente para absorver o impacto que seu veículo possa sofrer, tanto na parte traseira quanto na dianteira. Esse item é tão indispensável que a sua ausência pode significar multas pesadas e até mesmo apreensão do veículo.

Mas afinal, qual é a função do parachoque?

Não, ele não está no seu carro só para bonito, muito pelo contrário. Essa peça vai evitar que várias outras partes importantes do carro sejam danificadas em uma colisão, mas o mais importante, o parachoque evita que o dano da batida chegue até os passageiros do veículo.

Além da segurança, essas peças também fazem parte da estética do automóvel, complementando o visual do veículo. A estética também vai se aliar com a aerodinâmica do carro, especialmente no parachoque dianteiro, que tende a ser mais inclinado e ganhar formas mais angulosas em esportivos justamente por este motivo.

Posso recuperar o parachoque do meu carro?

Antigamente os parachoques eram feitos de aço e, muitas vezes, ao invés de proteger eles acabavam danificando mais ainda o veículo devido a força do impacto. Hoje em dia o material que compõe esta peça é flexível e maleável, segura mais os choques e é mais fácil para ser recuperado, dependendo do tamanho do estrago.

Vamos supor que, em um pequeno impacto, você amassou ou riscou uma parte da peça. Relaxe, você pode facilmente recuperá-la em uma mecânica sem maiores problemas. Muitas vezes a recuperação é mais estética do que funcional, e algumas pessoas optam por nem fazer essa mudança.

Agora, a partir do momento em que o veículo sofreu uma batida um pouco mais forte e apresentou danos consideráveis como rachaduras e partes quebradas, mesmo que existe a possibilidade de recuperação, talvez a melhor opção seja adquirir uma nova peça.

Nessas situações o parachoque pode apresentar rachaduras internas que não foram identificadas e, se sofrer um próximo choque, pode não proteger tão bem quanto deveria e colocar a vida dos passageiros em risco.

Esse não é o tipo de concerto que você deve se arriscar a fazer, ainda mais quando existem opções interessantes no mercado, mesmo para peças importadas como o parachoque para Lifan, Chery, SsangYong, entre outros. Assim como lanternas, olho de gato, grades, entre outras peças que podem danificar em uma batida. Lembre-se: segurança em primeiro lugar.

Problemas com o parachoque do seu importado? Aproveite para dar uma olhadinha no site da Armazém Autopeças. Temos milhares de peças disponíveis à pronta entrega. Não achou o que procurava? É só entrar em contato com a gente! Venha conferir.