Higienização do carro em tempos de Covid-19 - Blog Armazem Autopeças
Escolha uma Página

Em tempos de pandemia, a orientação é evitar sair de casa. Mas eventualmente precisamos ir até o mercado, farmácia, trabalho… e então, precisamos saber como nos proteger também dentro do carro.
Mesmo quando o carro for nosso, apenas para o nosso uso, devemos ter cuidados de higienização redobrados para não haver nenhum problema de infecção por conta do vírus.

Mas para aquelas pessoas que não tem carro próprio, o cuidado é ainda maior. Ao pegar algum transporte público ou particular, estamos ainda mais expostos ao risco de contaminação.
Por isso, vamos dar algumas dicas de cuidados e higienização que podem ser feitos, buscando proteger você e sua família.

1. O carro é uma extensão da nossa casa.

Devemos ter todos os cuidados e zelo por ele, assim como limpamos e higienizamos nossa casa.
Pegue como hábito antes de entrar no carro, ter um pano com água e sabão para higienizar a maçaneta (após higienizar as mãos), o volante, seta, painel e todas as peças que você tenha contato para dirigir.

2. Cuidado para não danificar as peças do carro.

O álcool em gel 70% é muito eficaz ao combate ao Corona Vírus, mas danifica as peças do veículo.
Por isso, o ideal é fazer a higienização com um pano de microfibra e água com sabão, esfregando bem todas as peças, desde o banco até o câmbio de marchas.
É importante passar bem o pano, pois assim, com o atrito causado, mais a solução de água e sabão, o vírus será eliminado.

3. Evite dar caronas

Caso precise sair, evite levar pessoas junto com você, ainda mais se não forem da sua família que está em isolamento com você.
Ao dar carona para outras pessoas, podemos estar dando carona para o vírus também. Além de que os cuidados com mais pessoas no carro devem ser ainda maiores, com higienização completa de todos os lugares.
Ainda, é importante reforçar que é imprescindível o uso de máscara, tanto para você, como para quem você der carona. O risco de contágio no caso de todos estarem usando máscara cai em torno de 98%.

4. Faça um borrifador com água e sabão e deixe no porta-luvas.

Assim, toda vez que você sair, poderá fazer a higienização do seu veículo. Borrife a solução nas peças e esfregue com o pano assim que entrar no carro.
Mesmo fazendo toda essa limpeza, evite colocar as mãos no rosto enquanto não as higienizar novamente, para não haver chance de contágio.

5. Evite produtos de limpeza para usar no carro.

Como já frisamos, a mistura deve ser feita apenas com água e sabão. Não use alvejante, produtos de limpeza e água oxigenada para fazer a higiene do veículo.
Esses produtos contêm agentes que podem sem corrosivos e danificar tanto o estofamento como as peças em geral.
Caso não seja possível usar água e sabão, use o álcool 70%, não em gel, nas peças do painel, pois ele também é eficaz para as partes mais duras do carro.

6. Bancos em couro precisam de higiene e hidratação.

Como a limpeza vem sendo feita mais vezes, pode acontecer do couro desgastar, mesmo que sintético.
Por isso, é importante hidratar o couro, pelo menos uma vez na semana. Existem produtos específicos para isso. O melhor é usar apenas água e sabão, pois o álcool 70% pode danificar o couro a longo prazo.

7. Esqueça o ar condicionado.

A recomendação é estar sempre com o ambiente arejado, ventilando. Por isso, é melhor andar com as janelas abertas do que com o ar condicionado ligado, principalmente se você estiver com mais pessoas dentro do veículo.

Agora que você já sabe como higienizar seu carro, não esqueça de fazer esses passos todas as vezes que você precisar sair. É importante para a sua saúde e de seus familiares que esses cuidados sejam redobrados em períodos que todo o cuidado é pouco. Se puder, fique em casa!

Já falamos aqui também se o seguro irá cobrir eventuais danos que meu carro possa sofrer durante a quarentena, clique aqui para ler o artigo.

A Armazém Auto Peças, trabalha com peças originais para a manutenção do seu carro importado, para manter a qualidade de original.