Como cuidar das peças de borracha para evitar ressecamento e danos - Blog Armazem Autopeças
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Os automóveis possuem uma infinidade de peças que trabalham de forma conjunta para garantir o funcionamento completo do veículo. Enquanto muitas pessoas pensam mais nos cuidados com partes como o motor ou a embreagem, existem componentes menores e igualmente importantes nos veículos. As peças de borracha do carro fazem parte desta lista.

As peças de borracha do carro vão muito além do que está visível e o que é usado apenas para a estética. Existem alguns elementos fundamentais para a funcionalidade e a segurança do veículo que dependem destes elementos.

Geralmente, as peças de borracha e plástico do carro são utilizadas para conforto e para vedação. A coifa, por exemplo, é uma capa de borracha responsável por realizar a vedação da haste de suspensão. Quando apresenta defeito, a coifa permite que grãos de areia e outros detritos interfiram na haste de suspensão, causando um desgaste prematuro das peças.

Claro que não é apenas no amortecedor que encontramos esse material. A borracha também é usada para vedar o capô, as portas, a tampa do tanque e até em componentes do motor como os tubos de ar.

Porém, apesar da grande importância destes componentes, é comum que alguns motoristas acabem negligenciando os cuidados com as peças de borracha do carro. Isso pode deixar o veículo com aparência de malcuidado e prejudicar a mecânica.

Cuidados com as peças de borracha do carro

Para evitar esses problemas, confira algumas dicas para cuidar destes acessórios e partes.

Cuidado com os pneus

Já que estamos falando de borracha, então vamos começar com as maiores e mais importantes partes feitas deste material, os pneus!

Os pneus estão sempre em contato com o solo e apresentam um grande desgaste em relação a todas as outras peças do veículo, mas um pneu em mau estado apresenta um grave risco para a sua segurança. Um pneu careca, por exemplo, pode causar acidentes. Trafegar com um pneu nesse estado também é infração e pode gerar multa.

Quer saber como aumentar a vida útil do seu pneu? Confira o nosso artigo completo sobre o assunto!

Limpadores de para-brisa

Um limpador de para-brisa em má condição é algo frustrante e que atrapalha muito mais do que ajuda.

Esse componente está diretamente ligado a segurança, pois quando está em más condições, ele não permite visibilidade eficiente durante chuvas. E sem visibilidade as chances de um acidente acontecer aumentam drasticamente.

Sinais de que os limpadores estão precisando de manutenção são:

  • Limpador barulhento;
  • Riscos feitos pelo limpador no para-brisa;
  • Pedaço da borracha soltando;
  • A água não é retirada completamente pelo equipamento.

É relativamente normal o desgaste rápido da borracha do para-brisa. A troca é muitas vezes realizada a cada três ou quatro meses. Porém, em alguns casos é possível estender a vida útil da peça para seis meses ou mais.

Para fazer isso é preciso seguir alguns cuidados simples. O primeiro é sempre limpar os limpadores pelo menos uma vez por semana. Limpe com o uso de um pano úmido e detergente neutro.

Quando for deixar o carro parado por muito tempo, afaste os limpadores do vidro. E por último, mas não menos importante, use apenas produtos recomendados pelo fabricante no reservatório de água do limpador.

Borrachas de guarnição

Estas são as peças de borracha do carro responsáveis por vedar e proteger o capô, o batente da porta e a tampa do tanque de combustível. Essas peças possuem um tempo de vida útil bem grande, já que não há um desgaste constante delas.

Depois de um tempo é necessário realizar a troca dessas peças de borracha do carro, principalmente as guarnições da porta. O primeiro sinal de que há algo errado é que a porta começa a bater “seco”, mesmo quando ela é fechada com cuidado.

Os principais inimigos dessas peças são o calor excessivo e os produtos de limpeza inadequados. Produtos químicos de lavagem que não são feitos para carros são derivados do petróleo e com o tempo ressecam partes de borracha e de plástico.

Além disso, o mais importante para manter as guarnições do carro é o cuidado com a limpeza. É preciso garantir que o carro não está sendo lavando com o uso de produtos inadequados em que a borracha não fica molhada depois da lavagem.

Buchas e coxins

As buchas e os coxins são peças de borracha do carro responsáveis por absorver o impacto de muitos componentes. O motor, por exemplo, fica em cima de buchas e coxins para evitar trepidação do metal diretamente na lataria do carro, o que causa bastante barulho e estraga rapidamente outras peças.

Por estar sempre absorvendo impactos, essas peças se desgastam com certa facilidade. Quando há defeitos nelas, o carro fica consideravelmente barulhento, principalmente quando anda em vias acidentadas e em alta velocidade. E essas peças de borracha do carro podem romper facilmente quando ressacadas.

A dica para evitar o ressecamento das buchas e coxins é a mesma da guarnição: Usar sempre produtos de limpeza feitos para veículos.

Mangueiras de ar e gases

É possível encontrar mangueiras de borracha em diferentes partes do carro. Elas são usadas para transportar gases ou ar para os devidos componentes ou, em alguns casos, para transportar combustível.

Enquanto a dica de cima funciona bastante para essas peças, em alguns casos, como na mangueira de combustível, o melhor a se fazer é ficar de olho na data de validade dos componentes e trocar quando chegar a hora.

Coifas

A coifa da junta homocinética e a coifa da caixa de direção são responsáveis por proteger peças fundamentais. Cada uma possui sinais de defeito diferentes.

Defeitos na coifa da junta homocinética são fáceis de serem notados quando o carro é levantado. Geralmente é possível notar o para-lama e as rodas sujas de graxa. Já na coifa da caixa de direção, os primeiros sinais de defeito são trepidação no volante e folga na direção.

Ambas possuem o mesmo propósito: Evitar que sujeira e impurezas se infiltrem nas partes móveis dos conjuntos mecânicos.

As coifas, assim como os outros componentes na lista, ressecam e racham com o uso de produtos de limpeza errados. Porém, mesmo seguindo as dicas para proteger as peças de borracha do carro, ainda é necessário fazer a manutenção preventiva das coifas a cada 10.000km rodados.

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