Escolha uma Página

Os automóveis já fazem parte do dia-a-dia da sociedade e a sua história é bem antiga, tendo raízes nas máquinas a vapor ainda no século 19. Claro que em tanto tempo de criação e evolução encontramos diversas curiosidades interessantes.

Pensando nisso, o Armazém Autopeças reuniu algumas das curiosidades sobre veículos mais engraçadas e interessantes que encontramos!

11 Curiosidades sobre veículos

A história da evolução dos veículos é bem rica, até mesmo na história recente a atualização de carros e motos é impressionante. Aliás, você sabe qual veio o primeiro, o carro ou a moto?

Qual é o carro mais rápido do mundo? Confira essas e muitas outras respostas neste artigo!

1- O primeiro carro a chegar no Brasil

O primeiro carro a chegar em terras brasileiras foi um Daimler, um dos primeiros protótipos de um veículo automotor e movido por vapor. A invenção foi trazida por ninguém menos do que Henrique Santos Dumont, irmão de Alberto Santos Dumont em 1893, 7 anos depois do primeiro patenteamento de um carro com motor de combustão interna.

2- Quando o carro foi inventado?

Como dissemos, o carro foi patenteado em 1886, mais especificamente no dia 29 de janeiro daquele ano. Ele foi chamado de Benz Patent Motorwagen devido ao nome do seu inventor oficial, o alemão Karl Benz. A grande diferença para o modelo como conhecemos hoje é que o Benz Patent Motorwagen tinha apenas três rodas, ou seja, ela era um triciclo.

Porém, como toda boa história de criação, ela não é assim tão simples. Em outro canto da Alemanha, outro veículo estava sendo desenvolvido por Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach.

O projeto dos dois era mais parecido com o que temos hoje. Apesar do motor a vapor, o carro foi o primeiro a ter quatro rodas. Daimler anos depois se uniria a Karl Benz para criar a ainda famosa Mercedes-Benz.

Ainda assim, quase 120 anos antes da primeira patente, um protótipo de veículo de três rodas com motor a vapor foi inventado por Nicolas-Joseph Cugnot. O veículo não passava dos 3km/h e tinha como objetivo inicial carregar armamento militar.

3- O primeiro acidente automotivo e prisão por direção perigosa

O primeiro homem a andar em um veículo automotivo foi Nicolas-Josepeh Cugnot, oficial de artilharia francês, no já mencionado triciclo que andava a 3km/h. Em 1769 o seu veículo conseguiu quase bater o recorde de 4km/h em uma rua de Paris, porém, ele atingiu uma árvore. E esse foi o primeiro acidente automobilístico que se tem registro.

Um ano depois, novamente testando o seu veículo, o oficial, dessa vez carregando canhões, causou um novo acidente e foi preso por condução perigosa.

Já o primeiro acidente fatal aconteceu na Irlanda, em 1869. A cientista Mary War, fazendo um teste drive de um automóvel movido a vapor, acabou perdendo o controle do carro e caiu do veículo, fraturando a coluna.

4- Duas ou quatro rodas, quem veio primeiro?

Em questão de veículo motorizado, sem ser por motor de combustão, a moto é provavelmente mais antiga. Ela se originou de algumas tentativas de colocar um motor pequeno em uma bicicleta, como foi o caso da Michaux-Perreaux, de 1867.

Porém, quando falamos em motor de combustão a moto é mais nova, tendo aparecido apenas em 1894 com o modelo Hildebrand & Wolfmüller.

5- O carro mais rápido do mundo

O Koenigsegg Agera RS é atualmente o detentor do recorde de carro mais rápido do mundo, tendo desbancado o antigo grande campeão Buggati Veyron. O Agera atinge impressionantes 446km/h.

Porém, existe um carro supostamente mais rápido. O Hennessey Venom F5 diz conseguir atingir a marca dos 480km/h. Se isso for verdade, esse é o verdadeiro campeão de velocidade entre os carros, mas ainda falta o Guinnesss Book reconhecer o recorde.

6- O pior engarrafamento da história

Embora a cidade com os engarrafamentos mais longos seja São Paulo, com congestionamentos que chegam facilmente aos 300 quilômetros, o recorde para o engarrafamento mais longo fica para a cidade de Pequim, na China.

Os moradores da cidade enfrentaram um congestionamento de 100 quilômetros, o que não é tão ruim se comparado aos de São Paulo, porém, demorou 12 dias para que a estrada tivesse seu curso normalizado. Alguns motoristas ficaram 5 dias presos no trânsito durante o incidente.

Tudo isso por causa de uma construção na estrada que claramente não foi bem organizada.

7- Invenção do volante

Pode parecer que é impossível um carro sem volante. Porém, as primeiras versões do automóvel eram produzidas com uma alavanca. Esse sistema era bem menos efetivo e seguro do que os volantes.

O volante como conhecemos hoje foi inventado pelo francês Alfred Vancheron, em 1894.

8- Qual é o carro mais popular de todos os tempos?

O Ford T, que foi fabricado entre 1908 e 1927, é considerado o carro mais popular do mundo até hoje de acordo com a proporção. Em 1916, 55% dos carros do mundo eram Fort T. Claro que essa marca se dá por causa do pouco número de carros no mundo na época, mas ainda é uma marca interessante.

9- O carro mais vendido

O carro mais vendido no mundo é o Toyota Corolla com cerca de 40 milhões de unidades vendidas entre todos os seus diferentes modelos.

10- A maior fabricante de carros do mundo

A China é a maior produtora de carros do mundo. Além do mercado interno crescer cada vez mais, atingindo uma meta de 0.8 carros por habitante, o mercado externo também está em constante crescimento com o fortalecimento das marcas chinesas pelo mundo.

11- Carro mais barato do mundo

Por muitos anos o carro mais barato era o Lada, um simpático carrinho construído na Rússia. Porém, recentemente ele perdeu o posto de mais barato do mercado para o indiano Tata Nano. Atualmente, o Tata Nano, indiano, é o mais em conta, atingindo o preço de até 2,5 mil dólares. Porém, o Nano foi aposentado do mercado indiano devido a graves problemas de estrutura e confiabilidade.

Essas foram as 11 curiosidades sobre veículos que encontramos para você! Espero que tenha gostado e nos vemos no próximo post. Não deixe de conferir a Armazém Autopeças para garantir as melhores peças para o seu veículo!